Mazda 6 Forums banner

Luz de aviso do motor amarela e notificação DPF

1.5K views 21 replies 4 participants last post by  Benedict  
#1 ·
Olá a todos,

Já se passaram pouco mais de 2 meses desde que peguei meu Mazda 6 2.2 Diesel 2017 (57K milhas) no Reino Unido. Peguei-o em Bristol e, a caminho de Londres, a luz amarela do motor acendeu e usei o OBD II para limpar o código de erro EGR. Sem problemas por 2 meses. Apenas deslocamento diário para o trabalho na cidade. Há apenas 2 dias, viajei para Reading e, no caminho de volta, o mesmo símbolo apareceu e desta vez, quando coloquei o pé no acelerador, a aceleração foi muito ruim e a marcha não mudava até que a rotação atingisse 6K, o que foi realmente estranho. Tive que acelerar muito lentamente e em um ritmo constante para obter a mudança de marcha adequada.

2 dias depois, hoje, também tenho um "Acúmulo de fuligem no DPF muito alto". Hoje, antes que isso aparecesse, fui à oficina e ele conectou seu sistema e disse código do turbocompressor, etc.

Qual poderia ser o problema, na sua experiência? Estou condenado ou isso é normal e pode ser resolvido facilmente?

Além disso, se alguém conhecer um mecânico/oficina muito bom especializado em Mazda na área de South East London, ou seja, Greenwich, Woolwich, Lewisham, Bromley etc., me avise.

Obrigado antecipadamente a todos!
 
#2 ·
Olá. Você tem uma lista completa de códigos de erro do seu OBD? Infelizmente, como você provavelmente já leu, esses problemas se apresentam quando o carro não foi conduzido de forma apropriada (do proprietário anterior, eu imagino). Dependendo dos códigos, precisamos entender se o 'Acúmulo de fuligem no DPF' é a causa ou o sintoma do problema. Você recebeu algum erro do sensor de pressão de exaustão? Algum erro de fluxo de EGR? Quando comecei a ter problemas de acúmulo de carbono, o carro se comportava de maneira semelhante ao seu. (O meu é manual, o seu parece ser automático). Quando entrei na autoestrada um dia, ele agiu como se o turbo não fosse entrar. Um rugido grave e ter que usar marchas baixas para ganhar velocidade.
  • A solução para este problema acima foi uma simples substituição do sensor de pressão de exaustão. A Mazda modificou esta peça da peça original para evitar que este problema ocorresse novamente. (O custo da peça na concessionária foi de €150).
O carro voltou a funcionar bem, embora ainda estivesse recebendo CEL com erros de fluxo de EGR, e eventualmente o motor foi limpo com carbono.
 
#3 ·
Você está absolutamente certo!
Os erros foram erro do turbocompressor/supercharger, erros de fluxo EGR e erros do sensor de pressão de exaustão. A situação, o comportamento e tudo é igual ao seu.
Ontem levei-o à minha oficina local, ele verificou os sensores e limpou com uma mangueira de pressão de ar e levei-o para uma volta na autoestrada com rotações altas na noite passada. A partir de agora, sem problemas, o desempenho voltou e tudo funciona bem.
Devo voltar a ele na sexta-feira de manhã, após a observação de ontem, hoje e amanhã.

Alguma sugestão sobre o que é melhor fazer?
 
#4 ·
Você está absolutamente certo!
Os erros foram erro do turbocompressor/supercharger, erros de fluxo de EGR e erros do sensor de pressão de escape. A situação, o comportamento e tudo é igual ao seu.
Ontem levei-o à minha oficina local, ele verificou os sensores e limpou com uma mangueira de pressão de ar e levei-o para uma rodovia com alta rotação na noite passada. Por enquanto, sem problemas, o desempenho voltou e tudo funciona bem.
Devo voltar a vê-lo na sexta-feira de manhã, após a observação de ontem, hoje e amanhã.

Alguma sugestão sobre o que é melhor fazer?
Isso é ótimo!
(1) Este problema pode reaparecer se você tiver o sensor de pressão antigo com a tampa laranja. Verifique este link para ver o antigo e o novo (é um link .au, mas o melhor para mostrar a você). UPGRADED EXHAUST PRESSURE SENSOR FITS MAZDA CX-5 CX5 KE 2.2L TURBO DIESEL 12-17 | eBay

(2) Você pode pedir ao mecânico para retirar o sensor MAP, verificar se ele também está entupido com carbono. Se estiver, limpe-o suavemente. Isso pode ajudar nos valores de desempenho. (se você puxar sozinho, tenha muito cuidado, torça e balance. Eu quebrei o meu na primeira vez)

(3) Abasteça apenas com diesel premium (tenho feito isso desde a minha limpeza de carbono, e minhas regenerações agora estão a mais de 300 km de distância). Entenda como identificar quando uma regeneração está ocorrendo (a cada 200-300 km, maior consumo de combustível, símbolo do motor não iluminado na tela do painel de partida/parada). Não use o carro regularmente para viagens curtas onde você não atinge a temperatura de operação.

(4) Considere cada inclinação longa em uma rodovia como uma oportunidade para reduzir a marcha e aproximar as rotações da linha vermelha (uma vez por semana ou quinzenalmente). Isso dá a melhor carga no motor, queima passivamente o dpf e impede mais acúmulo de carbono nas portas de admissão. Só faça isso quando o motor já estiver na temperatura de operação por pelo menos 10 minutos!

(5) Uma troca de óleo provavelmente vale a pena agora, várias regenerações falhas terão despejado diesel no óleo.

(6) Finalmente, não é super urgente, mas você continuará recebendo CEL com fluxo de EGR insuficiente. Isso acabará exigindo uma limpeza de carbono das portas de admissão, do resfriador EGR e da válvula EGR. Trabalho grande o suficiente, mas assim que você fizer isso e ficar por dentro das etapas 1-5 acima, o carro será um sonho por mais 150.000 km.
 
#5 ·
Olá @MazIE

Peço desculpa pela resposta tardia. Segui a sua sugestão e mandei mudar essa peça no meu mecânico local e também fiz uma revisão rápida. Sem problemas depois disso, quando estava a conduzir na cidade, muitas partidas e paragens rápidas, bem como viagens curtas - sem problemas. Há 3 dias, tive uma avaria na gestão da bateria a piscar durante 10 minutos e depois desapareceu. O mecânico disse-me durante a revisão que precisava de substituir a bateria. Há 2 dias, levei o carro na autoestrada de Londres Woolwich para Chatham, que é uma viagem de 30 minutos - sem problemas. Ao voltar, 5 minutos depois do início da viagem, a luz amarela do motor voltou a acender e não se apagou. No dia seguinte, levei-o ao mecânico, ele mudou a bateria por uma nova e limpou os erros e suspeitou que o erro fosse por causa da bateria. Tenho de o levar para dar uma volta amanhã na autoestrada porque quero que isto seja resolvido o mais rápido possível, pois vou conduzi-lo durante 7 horas seguidas na autoestrada de Londres a Bangor, no País de Gales, na sexta-feira e não quero encontrar nenhum problema.

Por favor, diga-me se tem alguma sugestão para a minha situação.

Com os melhores cumprimentos
 
#6 ·
Antes de limpar o CEL, ele verificou qual código estava lançando?? (Ele realmente deveria ter..) Provavelmente estava te avisando novamente sobre o fluxo insuficiente de EGR (ao meu ponto nº 6 no comentário anterior).
Eu diria para você se equipar com um leitor OBD para que você possa ficar de olho nisso da próxima vez. Se for o erro EGR, você pode continuar dirigindo, mas deve limpá-lo eventualmente.
 
#7 ·
Antes de limpar o CEL, ele verificou qual código estava lançando?? (Ele realmente deveria ter..) Provavelmente estava te avisando novamente sobre o fluxo insuficiente de EGR (para o meu ponto nº 6 no comentário anterior).
Eu diria para você se equipar com um leitor OBD para que você possa ficar de olho nisso da próxima vez. Se for o erro EGR, você pode continuar dirigindo, mas deve limpá-lo eventualmente.
@MazIE Sim, eu tenho um leitor OBDii e o erro foi fluxo de pressão de exaustão insuficiente.
 
#10 ·
+ @Helmsman confira minha postagem aqui com o carbono que estava presente nas minhas portas de admissão, o seu estaria com uma aparência semelhante agora :)
Olá @MazIE ,



Fiz um teste e acabei de voltar para casa. Fiz Auto Transmissão a 50MPH por 15 minutos e o manual por 25 minutos na 3ª marcha a 70MPH 5K RPM. No caminho de volta, a luz acendeu novamente, então continuei com a 3ª marcha manual a 70MPH 5K RPM, mas sem alterações.

Estou anexando a foto do leitor OBD a esta resposta. Honestamente, estou um pouco preocupado, pois não tenho muita experiência com problemas de carro. Este é o meu primeiro carro e comprei-o há 4 meses.

Gostaria de entender:

1) Posso continuar limpando esses erros toda vez que eles aparecem?

2) A viagem de 300 milhas para Bangor e de volta para Londres - devo dirigir toda a viagem no manual com rotações altas (se sim, me diga exatamente como) ou devo apenas fazer o automático normal?

3) Suponho que, para não ter problemas no futuro, preciso limpar o carbono da EGR, etc. quanto isso me custaria aproximadamente no total?

Muito obrigado por ajudar até agora e serei grato se puder me aconselhar sobre o que é melhor fazer.
Image
 
#13 ·
O fluxo de EGR insuficiente aparece quando a ECU faz o cálculo das temperaturas da mistura de admissão, olhando para as temperaturas do ar de carga (temperatura do ar BOOST, localizada no conjunto do intercooler. Estranhamente no lado de ENTRADA do intercooler) e, em seguida, a temperatura de carga do coletor de admissão. Ar frio + escape quente = temperatura de carga do coletor de admissão quente. Ar frio + nada = temperaturas frias do coletor de admissão.

POSSÍVEL CAUSA​
• Mau funcionamento da válvula de admissão
• Mau funcionamento da válvula EGR (presa fechada)
• Sucção de ar no sistema de ar de admissão entre o turbocompressor e o coletor de admissão
• Mau funcionamento da passagem da válvula EGR​

Eu aconselho você a desmontar a válvula solenóide EGR, a válvula de admissão e o encanamento de desvio. Sujo, mas não é um trabalho difícil, pois o líquido de arrefecimento vai sair.


Peças 1-4, 6 e 7. e o próprio coletor de admissão - lembre-se de desmontar também a bateria e sua bandeja, pois isso permite que você chegue ao parafuso odioso por baixo do item número 3. Eu não fiz, e eu arredondei, exigindo outro dia de trabalho, pois eu tive que encontrar e encontrar um parafuso de substituição.
 

Attachments

  • Like
Reactions: MazIE
#14 ·
Elrathius,
Eu me lembro de ter arredondado uma porca quando estava removendo a fuligem do sistema EGR, mas isso se deveu ao fato do prisioneiro ser muito longo (mais de 2-3 roscas aparecendo além da porca). Bastante comum neste motor, mas má prática. Precisava de um soquete longo que eu não tinha. Acabei removendo-o e substituindo-o por um dos outros, colocando algumas novas superfícies planas no danificado temporariamente até que eu estivesse embalado e instalando-o em algum lugar à mão, então fui à Mazda para comprar um novo.

Eu tinha removido o suporte da bateria, prefiro tirar algo a mais para facilitar o acesso do que lutar e danificar algo. Parece ser a maneira como as pessoas são treinadas ou por preguiça que elas não removem algo a mais para acesso, além de coisas como tapar buracos por onde objetos podem cair, limpar as roscas e dar-lhes uma camada de cobre, usar juntas novas em vez de velhas. Todas essas coisas são naturais, pois foi assim que fui ensinado há 55 anos e me manteve em boa forma por todos esses anos.

Parece que a desculpa agora é 'Leva muito tempo', em outras palavras, as pessoas são preguiçosas, impacientes e com pressa.

Um trabalho leva o tempo que leva e, se feito corretamente, só precisa ser feito uma vez, além de em uma data posterior, se essas peças precisarem ser removidas para outra coisa, elas saem facilmente.

Qualquer engenheiro naval concordaria comigo, pois o ambiente marinho não é diferente das condições que um carro encontra, calor, sal, água, etc.
 
#15 ·
Olá a todos! Eu sei que já faz um tempo, mas passei por muitas outras coisas nos últimos meses, incluindo mudança de casa, etc., então não consegui voltar porque não tive tempo de resolver isso.

O mecânico perto da minha casa verificou o carro hoje e disse que há 2 partes da válvula EGR, uma é a parte mecânica - que parece boa e a segunda é a parte elétrica - que precisa ser substituída. Ele orçou £325, incluindo mão de obra, mas obviamente não é uma peça original da Mazda. Ele também sugeriu que eu removesse o DPF e reprogramasse o carro para evitar problemas futuros.

Alguns sugeriram que eu vendesse o carro completamente, mas não posso porque consegui o carro no HP.

Então, vou ter que tomar uma decisão agora sobre qual seria a solução certa para o carro, bem como para mim.
 
#16 ·
Não remova o seuvDPF nem peça ao seu mecânico para reprogramar o motor, pois ele não passará na inspeção, além disso, é uma adulteração ilegal do equipamento de emissão.
Limpei o sistema EGR, não foi muito trabalho. Duvido que a válvula EGR tenha falhado, é mais provável que tenha ficado presa devido ao carbono. Na verdade, existe a válvula EGR e uma válvula de desvio EGR, ambas precisam ser limpas, o que pode ser feito com uma escova de dentes velha e detergente e água, o resfriador EGR também precisa ser limpo e quaisquer tubos e cotovelos associados ao sistema. O resfriador EGR pode ser deixado de molho em água com sabão rica, pois isso dissolve o carbono, depois enxaguado de ambas as extremidades até que a água saia limpa.
Reassemble tudo com copperslip nas roscas dos parafusos e juntas.

A remoção de carbono do coletor de admissão é melhor feita pelo revendedor e custa £ 800-900 e é feita com cascas de nozes.

Se você tiver muitas regenerações e baixo consumo de combustível, isso às vezes significa que os injetores estão desgastados e você recebe P243C. Eles são conhecidos por isso.
Não compensa comprar um carro em HP ou Leasing.
A outra bateria para a qual você recebe o aviso é a do chaveiro, muito frequentemente no inverno, se ficar frio, ele emitirá o código.
Você pode acompanhar os parâmetros da sua bateria usando um software OBD e Forscan. As baterias principais duram cerca de 8 anos, idealmente, se você puder carregá-la com um dos novos carregadores de estado sólido que também limpam a bateria.
Estes 2.2d gostam de longas viagens de autoestrada, não de conduzir nas ruas de Londres.
 
#18 · (Edited)
Timoneiro, se você ficar com o diesel, não importa se é manual ou automático, você ainda terá os problemas se fizer muita condução na cidade.
Eu dirigi manuais a vida toda e não quero um automático, pois você tem mais controle do carro com um manual.
É uma pena que você teve que devolver o carro, os problemas eram contornáveis. Como disse Mazie, uma descarbonização completa do sistema de admissão por um concessionário custa € 800 ou cerca de £ 8-900.
Agora que você mora perto de Londres, há um mecânico independente da Mazda que é muito experiente no 2.2d em todos os Mazdas e em todos os problemas que eles têm.
Ele se chama Mr Nice Guy, mas parece que só pode ser contatado através das redes sociais.
Se a sua condução consistir principalmente em passear por Londres, fazer viagens curtas, etc., então eu recomendaria a versão a gasolina do M6. Elas são praticamente livres de problemas em comparação com o diesel.
Não têm tanto torque, mas são perfeitamente dirigíveis.
Percebo que é tarde demais agora, mas não teria havido motivo para substituir a válvula EGR, ela só precisaria ser limpa e isso pode ser feito com uma solução forte de água e sabão no lado do gás.
Alguns de nós começaram a dirigir quando os carros eram muito mais simples e um bom trabalho de fim de semana era remover a cabeça do cilindro, realizar uma descarbonização e assentar as válvulas (apenas 4 de admissão e 4 de escape naqueles dias) sem sensores, sem emissões com que se preocupar, mas os carros precisavam de mais manutenção do que os carros atuais e estavam de volta à estrada no domingo à tarde para um test drive, prontos para o trabalho na segunda-feira. Mas agora isso não é mais necessário devido à mudança na gasolina e no desenvolvimento do motor. Tendo conquistado nossas medalhas de honra naquela época, temos a confiança e o conhecimento para manter nossos carros e diagnosticá-los. É um pouco mais difícil começar agora, pois os pais geralmente não podem ajudar também porque eles não mantinham seus próprios carros.
Mas na nossa época não havia computadores ou internet, apenas revistas mensais 'Popular Car Mechanics' e fotografias e descrições sobre certos tópicos para seguir, se você assinasse.
Eu consegui limpar o sistema egr no meu 2.2d, mas não o coletor de admissão e isso o concessionário fez.
A razão pela qual os sistemas de admissão de carros, tanto a gasolina quanto a diesel, ficam carbonizados é o uso excessivo da recirculação dos gases de escape pelos projetistas de motores para manter as temperaturas baixas no cilindro para evitar a produção de NOx.
Hoje em dia, se isso fosse eliminado, você teria motores muito mais potentes e eficientes em termos de combustível. Mas o estúpido lobby 'Net Zero' quer que todos nós dirijamos veículos elétricos.
Talvez grandes cidades com tráfego de parar e arrancar, Londres sendo um exemplo, tenham um problema de poluição pesado, mas cobrar um prêmio para dirigir no centro de Londres em um "Chelsea tractor" (carro beberrão) não vai impedir a poluição, não importa o quanto seja a taxa de congestionamento, então é apenas uma vaca leiteira de Khan, o amigo de todos os motoristas de Londres.
Sua situação tem sido bastante comum em vários fóruns Mazda e entre os proprietários atuais. Se eles começarem a ter problemas, eles trocam o carro em um PX, em vez de gastar dinheiro nos concessionários e consertá-lo de uma vez por todas, para que outra pessoa herde o problema e o ciclo comece novamente. Parece ser a mentalidade destes dias porque eles estão dirigindo o carro com poucos recursos, pagando caro com financiamento, cujo dinheiro poderia ter sido usado para manutenção.
O que as pessoas não parecem perceber é que um carro está depreciando em £ 500-1000 por ano e eles estão pagando juros sobre um ativo depreciável. Alugar um carro em PCP é definitivamente queimar dinheiro, então após o período de leasing você pagou todo esse dinheiro por algo que não é seu, a menos que você pague o dinheiro, o que você deveria ter feito em primeiro lugar.
Comprei meu 2.2d de 2014 novo à vista, após os primeiros 3 anos em garantia e pagando pela manutenção, eu mesmo faço a manutenção e só deixo a Mazda fazer coisas que eu não posso, como novos injetores e a limpeza de carbono do coletor de admissão.
Usando o software Forscan comprado por £ 3,50 em 2018 e um OBD 11, comprado por £ 20 na época, posso ler códigos no meu telefone ou tablet e realizar certas tarefas de serviço, como regenerações forçadas quando tive um acúmulo pesado de fuligem no DPF.

Como foi a viagem para North Wales?
Que carro você tem agora?
 
#19 ·
@Benedict Agradeço o seu conselho. Eu estava literalmente prestes a fazer com que o meu Mazda 6 fosse reparado completamente porque eu amava demasiado o meu carro para o deixar ir.

Mas, no final, a razão pela qual deixei o carro ir foi por causa do financiamento caro e não dos problemas com o próprio carro. Eu não era maduro o suficiente financeiramente e cometi erros financeiros terríveis. Está tudo bem porque ainda estou nos meus 20 anos e agora tenho as minhas finanças sob controlo e percebi que todos os cartões de crédito e empréstimos de carros são genuinamente maus se não souber como usá-los e geri-los.

Portanto, a minha decisão é comprar um carro a dinheiro agora. E cometi um erro terrível no meio – decidi comprar um carro barato, fui aos leilões e comprei um Ford Mondeo 2.0 EcoBoost de 2010. Depois de ter levado o carro e conduzido até ao mecânico, ele disse-me que a junta da cabeça estava queimada e que custaria no mínimo £1500, se o único problema fosse a junta da cabeça. Eu literalmente consegui o carro por £1500, por isso não faz sentido gastar mais £2000-£2500. Prefiro vendê-lo e seguir os meus instintos.

Estou a poupar novamente para comprar um Mazda 6, mas quero um gasolina manual desta vez.

Por enquanto, estou a usar o Série 3 do meu amigo.
 
#20 ·
Eu também não compraria um carro em leilão, é assim que os concessionários se livram de carros que são um pouco duvidosos. Se eles atingirem o preço de reserva, ficam felizes, embora pareça que seu mecânico também é um pouco desonesto. Quando eu tinha 20 anos, eu tinha refeito um motor de moto e desmontado o motor do meu carro e o reformado, mas então eu era um aprendiz de Engenheiro Marítimo. Eu me interessava pelo que meu pai fazia com seus carros, ele estava lá se eu precisasse de conselhos, mas eu tinha que justificar minha pergunta e dizer o que eu achava que precisava ser feito e ele me guiaria dessa forma, mas eu tinha que fazer o trabalho. Quando eu tinha 26 anos, eu tinha outro motor de um carro de segunda mão e o reformei, mas então os motores saíam facilmente e podiam ser desmontados e montados facilmente, ao contrário de agora. Então eu tenho alguma simpatia. Na escola, no último ano, aos 16 anos, tínhamos uma aula de 60 minutos por semana sobre como os carros funcionavam, os diferentes sistemas, tínhamos um carro velho do lado de fora onde certas coisas podiam ser demonstradas, também aprendemos a teoria de motores de dois tempos e quatro tempos.
Eu duvido que algo assim seja ensinado, o mesmo que metalurgia usando tornos, furadeiras, forjas de ferreiro e ferramentas manuais. Mas também tivemos que fazer um semestre de culinária, o que significa que posso cozinhar ou assar bolos ou fazer pão sem uma máquina de pão.
Em vez de aprender sobre carros, um rapaz aprendeu datilografia usando uma máquina de escrever naquela época. Também fizemos Física, Química, Matemática, Geografia, o que significa que posso ler um mapa e não preciso de um navegador.
Então tivemos um currículo muito amplo que me serviu bem por toda a vida e, embora não fôssemos para a universidade, eu podia me igualar a qualquer um que tivesse ido, graças a 4 anos de estudo noturno e exames profissionais.
É por isso que este país está no estado em que está, porque os empregos estão sendo preenchidos por graduados que não têm ideia, nenhuma experiência prática na indústria em que trabalham.
Muito poucos professores universitários tiveram empregos reais, então como eles saberiam e como eles podem ensinar o assunto.
Bem, boa sorte para o futuro, espero que você tenha mais sorte.
Se você eventualmente comprar um Mazda, estamos aqui para ajudar.
Qualquer que seja o que você esteja pensando, você pode perguntar aqui quais são os pontos negativos a serem verificados antes de comprar um.
 
#22 ·
Este diesel pode isentá-lo do imposto Khan, mas circular no trânsito de Londres causará todos os tipos de problemas, que aparentemente você está tendo agora.

Em termos de desempenho, duvido que a remoção do DPF faça muita diferença, mas você também está removendo o CAT e deixando todos os tipos de sensores pendurados, para que a ECU receba mensagens erradas, então você terá uma série de luzes e códigos e quem sabe que efeito isso terá em seu desempenho e eficiência de combustível.
Como você não sabia a resposta para essa pergunta, por que você limpou o código sem fazer nada a respeito.
O código está dizendo que algo está errado, então você executa as ações para evitar que aconteça, seja uma regeneração forçada, adicionar óleo, trocar o óleo, fazer a manutenção do carro, rastrear qual sensor falhou, substituí-lo após mais diagnósticos.
Um dia você limpará um código e o motor irá travar.
Se você soubesse o que o DPF faz, então saberá que ele falharia seu MOT apenas pelas emissões.

Você não precisa de mais desempenho do carro dirigindo em Londres ou para Reading, Bristol etc.

O motor pode rodar a 70 mph o dia todo a 1850 rpm com quase nenhum murmúrio, na verdade, ele se deleita com isso, em oposição à condução em Londres, que deve ser um dos piores lugares da Grã-Bretanha para dirigir um carro e mal vale a pena, dada a quantidade de bons transportes entre os trens e ônibus disponíveis.
Eu costumava ir a Londres de Newbury e usávamos o trem e o metrô, depois trem e ônibus após os ataques terroristas e depois paramos de ir completamente.

Eu nunca consideraria usar um carro para ir a Londres e ter que atravessá-lo para Hampstead.
No final dos anos 70, dirigi de Hull para LGW através de Londres no horário de pico, pois perdi uma placa de sinalização no escuro na A1 antes que a M25 fosse concluída. Isso foi em um Fiesta 1.1, sem sistemas de navegação na época. Mas navegando pelo sol, chegamos a tempo.