Eu dirigi cerca de 180 km hoje e o carro completou 3 regenerações completas. Após as regenerações, o carro ficou suave para dirigir e o consumo foi o melhor que já foi. Mas o carro quer regenerar toda vez que eu dirijo e não sei se pode ser um sensor ou uma válvula EGR ou se o filtro está entupido x)
Sou grato por qualquer ajuda e opiniões que eu possa obter, melhores cumprimentos Erik.
Erik,
De que ano é e qual a leitura do odômetro?
A julgar pela sua bandeira, você mora na Suécia, então não acho que as autoridades permitirão que você faça alguma sugestão, como removê-lo.
O que você tem que olhar é o que está causando a regeneração frequente do DPF (a cada 52 milhas, o que é um problema). Não há nada de errado com o DPF, ele está fazendo seu trabalho.
A principal causa são injetores defeituosos, geralmente, eu passei por isso. O meu é de 2014 e começou a ser perceptível em meados de 40.000 milhas, 51.000 Kms +/-.
Você tem o software Forscan em um dispositivo móvel e um leitor OBD? Verifique o seu valor de diluição do óleo lubrificante, o número de regenerações entre as recargas (tão bom quanto qualquer hora) e o nível do cárter (está acima da marca de cheio? Bata na marca X perto do topo da seção de medição da vareta).
Seu consumo de combustível em um período começou a cair de, digamos (50-60 mpg para 40 ou menos, não tenho certeza do que isso é em km/l, mas uma grande mudança). Instantâneo não tem significado, mas acima de 500 km+ digamos.
Registrar o consumo de combustível cada vez que você enche o tanque é um bom indicador de como seu carro está funcionando.
A concessionária passará por um algoritmo de solução de problemas que apontará para o sensor DPF DP, mas é incomum que seja isso. Ele trocou o meu 3 vezes, duas vezes por conta dele quando percebeu que não pode haver tantos sensores defeituosos, porque não há. No entanto, ele não conseguiu testar o sensor fora do carro simulando condições normais e anormais, então é possível que o primeiro sensor estivesse perfeitamente bom. Eles não são baratos, o trabalho de 15 minutos para substituí-lo me custou 2500 S kroner, incluindo o sensor.
Isso fica contra sua antepara de fogo do lado esquerdo.
Você pode verificar se os tubos estão bloqueados removendo o sensor das flexis de borracha, ligando o motor e pedindo a um assistente para acelerar o motor enquanto você sente o fluxo de ambos. O 'antes do DPF' dará um fluxo forte e o depois um fluxo baixo. Basta colocar os dedos acima deles para garantir que haja fluxo de ambos.
A menos que você entenda de eletrônica, não há como testar o sinal, mas geralmente, se você estiver experimentando regenerações, o sensor está funcionando, provando que a solução de problemas usada pela Mazda é falha.
Você está vendo o efeito do problema, não a causa.
A maioria das concessionárias realmente não entende os motores a diesel, muito menos os 2.2d e a telemetria.
Um ano atrás, custou
me 31.000 SKr para trocar meus injetores de combustível, e entre a concessionária e uma contribuição da Mazda, eles pagaram 1/3, então a conta total teria sido 46.000 SKr.
A Mazda está mantendo um pouco de silêncio sobre o problema, pois é um defeito de fabricação que não aparece até a distância mencionada acima.
Depois que os injetores foram trocados, o consumo de combustível mudou de 40 para 60 no meio da corrida e cerca de 50 mpg na cidade.