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Regenerações Dpf o tempo todo

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21K views 56 replies 7 participants last post by  Benedict  
#1 ·
Eu dirigi cerca de 180 km hoje e o carro completou 3 regenerações completas. Depois das regenerações, o carro estava suave para dirigir e o consumo foi o melhor que já teve. Mas o carro quer regenerar toda vez que eu dirijo e não sei se pode ser um sensor ou válvula EGR ou se o filtro está entupido x) Sou grato por qualquer ajuda e opiniões que eu possa obter, atenciosamente Erik.
 
#3 ·
Eu dirigi cerca de 180 km hoje e o carro completou 3 regenerações completas. Após as regenerações, o carro ficou suave para dirigir e o consumo foi o melhor que já foi. Mas o carro quer regenerar toda vez que eu dirijo e não sei se pode ser um sensor ou uma válvula EGR ou se o filtro está entupido x)
Sou grato por qualquer ajuda e opiniões que eu possa obter, melhores cumprimentos Erik.
Erik,
De que ano é e qual a leitura do odômetro?
A julgar pela sua bandeira, você mora na Suécia, então não acho que as autoridades permitirão que você faça alguma sugestão, como removê-lo.
O que você tem que olhar é o que está causando a regeneração frequente do DPF (a cada 52 milhas, o que é um problema). Não há nada de errado com o DPF, ele está fazendo seu trabalho.
A principal causa são injetores defeituosos, geralmente, eu passei por isso. O meu é de 2014 e começou a ser perceptível em meados de 40.000 milhas, 51.000 Kms +/-.
Você tem o software Forscan em um dispositivo móvel e um leitor OBD? Verifique o seu valor de diluição do óleo lubrificante, o número de regenerações entre as recargas (tão bom quanto qualquer hora) e o nível do cárter (está acima da marca de cheio? Bata na marca X perto do topo da seção de medição da vareta).

Seu consumo de combustível em um período começou a cair de, digamos (50-60 mpg para 40 ou menos, não tenho certeza do que isso é em km/l, mas uma grande mudança). Instantâneo não tem significado, mas acima de 500 km+ digamos.

Registrar o consumo de combustível cada vez que você enche o tanque é um bom indicador de como seu carro está funcionando.

A concessionária passará por um algoritmo de solução de problemas que apontará para o sensor DPF DP, mas é incomum que seja isso. Ele trocou o meu 3 vezes, duas vezes por conta dele quando percebeu que não pode haver tantos sensores defeituosos, porque não há. No entanto, ele não conseguiu testar o sensor fora do carro simulando condições normais e anormais, então é possível que o primeiro sensor estivesse perfeitamente bom. Eles não são baratos, o trabalho de 15 minutos para substituí-lo me custou 2500 S kroner, incluindo o sensor.

Isso fica contra sua antepara de fogo do lado esquerdo.
Você pode verificar se os tubos estão bloqueados removendo o sensor das flexis de borracha, ligando o motor e pedindo a um assistente para acelerar o motor enquanto você sente o fluxo de ambos. O 'antes do DPF' dará um fluxo forte e o depois um fluxo baixo. Basta colocar os dedos acima deles para garantir que haja fluxo de ambos.
A menos que você entenda de eletrônica, não há como testar o sinal, mas geralmente, se você estiver experimentando regenerações, o sensor está funcionando, provando que a solução de problemas usada pela Mazda é falha.
Você está vendo o efeito do problema, não a causa.
A maioria das concessionárias realmente não entende os motores a diesel, muito menos os 2.2d e a telemetria.
Um ano atrás, custou me 31.000 SKr para trocar meus injetores de combustível, e entre a concessionária e uma contribuição da Mazda, eles pagaram 1/3, então a conta total teria sido 46.000 SKr.
A Mazda está mantendo um pouco de silêncio sobre o problema, pois é um defeito de fabricação que não aparece até a distância mencionada acima.
Depois que os injetores foram trocados, o consumo de combustível mudou de 40 para 60 no meio da corrida e cerca de 50 mpg na cidade.
 
#5 ·
Erik,

Isso são todos os 4 injetores, não um. No Mazda não há injetor para o DPF como num Toyota Avensis.
A regeneração funciona adicionando combustível no tempo de escape quando a válvula de escape está aberta para aumentar o calor e queimar o carbono no DPF.

A sua quilometragem é um pouco maior do que a minha era, mas pode ter estado a dar um problema que não era notório antes. Como está o seu nível de cárter e o consumo de combustível?
 
#9 · (Edited)
Erik,
8,9 l/100 km (284/litros) equivale a 31 mpg na minha língua, o que é metade do que deveria ser. Se esse consumo for o melhor que você teve, então você está em sérios problemas.
Eu marcaria uma consulta para levar o carro a um concessionário Mazda, qualquer outra pessoa estará instalando um monte de peças que não são necessárias, pois não sabem qual é o problema.
Você já teve o código P243C, um aviso vermelho sobre o DPF?
Você teve o carro novo ou acabou de comprá-lo em segunda mão?
O que está acontecendo é que os bicos injetores estão sofrendo de EROSÃO POR CAVITAÇÃO devido ao material ou tratamento dele e, eventualmente, as pontas dos bicos cairão ou o motor estará quase permanentemente realizando uma regeneração, ou seu DPF entupirá.
 
#11 ·
Erkish,
Sim, eu tive erosão por cavitação nas pontas dos bicos, o carro funcionava bem, apenas muitas regenerações.
Imagine apenas injetar óleo diesel nos cilindros sem atomizá-lo, ele vai queimar com fumaça preta, mas as partículas são capturadas no DPF e o DPF regenera quando fica entupido e é isso que está acontecendo com o seu.
Um revendedor 'competente' deve ser capaz de descobrir o que está errado.

Você teve algum código sobre o DPF???
 
#12 ·
Olá, estou vivo!! Então, o Mazda continua a fazer o que eu escrevi e eu vou levá-lo a um mecânico. Devo talvez dizer-lhe o que você escreveu para ver se ele consegue ver que os bicos estão ruins? Se eles estiverem ruins, quanto você acha que será o preço? Alguma dica é agradecida, melhores cumprimentos Erik
 
#16 ·
Olá, estou vivo!! Então o Mazda continua a fazer o que eu escrevi e eu vou levá-lo a um mecânico. Devo talvez dizer-lhe o que vocês escreveram para ver se ele consegue ver que os bicos estão maus? Se estiverem maus, quanto acha que vai ser o preço? Alguma dica é bem-vinda, melhores cumprimentos Erik
O mesmo problema com o meu -13 2.2 175cv, analisei os fluxogramas lógicos (obrigado a Benedict aqui no tópico, https://www.mazda6club.com/threads/mazda-6-2-2-twin-turbo-removal.448470/#post-5110733 ) e só pode ser uma de duas coisas. ou talvez ambas, mas isso é altamente improvável.

A opção 1 são vedações de injetores com fugas, o que significa que o óleo do motor entra na combustão e suja o DPF, levando a intervalos de 80-90 km entre as regenerações (~8,5L/100km, portanto, consumo extremo de combustível na autoestrada).

A opção 2 é uma junta da cabeça queimada, e estes motores NÃO são conhecidos por queimá-las.

Reserve um dia para remover os injetores e trocar as arruelas (o concessionário local cobra cerca de 80sek por um conjunto de 4, são realmente apenas arruelas de aço prensado, mas também pode obter as corretas). Se os injetores estiverem sujos, pode ser muito, muito difícil soltá-los, por isso espere ter que construir um martelo deslizante ou algo equivalente para puxá-los. Fazer alavanca na parte superior da tampa da balanceria de plástico é uma ideia MUITO má.


Além disso, acesse o Mazdaklubben no facebook se quiser uma resposta rápida em sueco :)
 
#13 ·
Erkish, quando você diz um mecânico, é um na concessionária Mazda ou um agente Bosch ou apenas um mecânico que trabalha em todos os carros? Um agente Bosch que lida apenas com injetores de combustível e bombas pode, se ele remover os injetores, ser capaz de dizer se os injetores não estão atomizando corretamente, desde que ele tenha o equipamento para injetores Common Rail e mesmo assim ele pode não ser capaz de dizer. Uma concessionária Mazda não teria esse equipamento nem é treinada em diagnóstico nessa extensão, eles, como a maioria dos mecânicos, são instaladores de peças. Se eles removerem um sensor, eles não têm como testá-lo fora do carro, então eles não sabem se um sensor está com defeito. Você certamente pode repassar tudo o que escrevi. Se você fosse manter o carro e trocar os injetores, eu pessoalmente não usaria recondicionados, mas novos fornecidos pela Mazda, novas arruelas de vedação fornecidas pela Mazda, bolsos de injetores limpos e os injetores torqueados de acordo com os procedimentos mais recentes da Mazda, sem atalhos. Boa sorte!!
 
#17 ·
As anilhas do injetor podem parecer de aço, mas são na verdade anilhas de cobre estanhado.

Normalmente, se uma ou mais anilhas do injetor estiverem vazando, você verá depósitos oleosos, muitas vezes ao redor da braçadeira, ou ouvirá-os soprando quando você tirar a tampa de enchimento de óleo.
Se você for remover os injetores, precisará de uma chave de torque de valor muito baixo e do procedimento correto para apertar, pois isso é fundamental.
Veja em anexo.
Se os injetores estiverem vazando, você pode ter muita sujeira/carbono no cárter, o que pode privar o motor de óleo.😭🥵

Você recebeu algum código?
Como está o nível do seu cárter, entre as marcas ou subindo?
Qual é o nível de contaminação do seu óleo?
Remova o sensor DPF dp preso aos tubos de borracha curtos na antepara de fogo, ligue o motor com um assistente e certifique-se de obter uma descarga de gás de ambos os tubos.
Antes do DPF será maior do que depois.
Com o motor desligado, coloque um tubo de plástico neles e certifique-se de que você pode soprar neles, para provar que estão limpos.
Remova e limpe o sensor MAP, logo abaixo da grande junta do chicote de fios, no lado esquerdo do motor. Não force, balance-o e puxe-o suavemente. É uma borracha ou anel que o veda, desconecte primeiro do lado do motor. Limpe com limpador de freio/álcool/metanol e uma escova de dentes suavemente.

Fure o buraco com um arame de um cabide para ver se há muito carbono no coletor.

Se você tiver Forscan e um pouco de fio, poderá fazer uma regeneração forçada assim que o motor estiver acima de 70 °C, leva cerca de 30 minutos, não toque em nenhum dos pedais enquanto isso estiver acontecendo. Levante o capô e remova a tampa de plástico do motor. Troque o óleo depois, pois ele despejará 100g de diesel no cárter.
Quando os injetores estiverem fora, limpe os bicos e observe os orifícios com uma lupa para ver se os orifícios parecem alargados e um pouco irregulares, então é um sinal de que você precisa de novos injetores.

Se você tiver uma empresa de injeção de combustível à mão que possa testar injetores common rail, peça que eles sejam testados e um relatório escrito. Não se preocupe com a Mazda, eles apenas instalam peças novas, não têm o equipamento ou a experiência para testá-los.
De 2013 a 2016 ou até o facelift, existem muitos motores Skyactive 2.2d (M6, M3, CX5) com injetores defeituosos devido a um problema de fabricação.
Eu estive lá e agora tenho um código DPF semelhante, mas espero que não sejam eles novamente, logo após 12.000 milhas, quando foram trocados. O meu é um modelo de 2013, mas registado em 2014.
Mantenha-nos informados.
 

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#18 ·
A questão é que eu não tenho nenhum código, Benedict, é apenas uma regeneração dpf incessante.

As únicas coisas que tenho são ferramentas manuais e um scanner elm327 com torquepro.

Mas obrigado, terei que comprar algumas porcas novas e uma microchave de torque.

Carros com cerca de 115.000 km, e ignore esse valor médio, é em todas as regenerações, não nas últimas 10. As últimas 10 regenerações são em média 80-90 km ...
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#19 ·
Sim, a sua frequência geral de regeneração parece boa, mas sem dúvida essa média está a cair, mas a sua atual é séria. Se tivesse uma junta da cabeça queimada, veria o cárter ficar leitoso, o nível do líquido de arrefecimento a baixar, muitas bolhas no seu depósito de expansão, água a sair do escape ou vapor de água. Parece o mesmo problema que eu tenho, mas recebi o código P243, que se traduz em demasiadas regenerações numa determinada distância, mas nenhuma outra explicação do porquê. Não é tanto o DPF, mas sim a montante que os causa. Fiz uma regeneração forçada ontem e foi bem-sucedida, ou digamos concluída e baixou a contrapressão. Andyroo aqui disse que tinha limpado o tubo para o outro sensor de pressão de escape e isso melhorou a economia, reduzindo as regenerações, mas ele não tinha um código. Esse é o sensor de pressão de escape médio, em oposição ao par diferencial que está sob a proteção térmica na parte traseira do motor, não no corta-fogo. Parece que os fabricantes resolveram todos os problemas mecânicos e trocaram-nos por problemas de sensores.
 
#20 ·
Sim, a sua frequência geral de regeneração parece boa, mas sem dúvida essa média está a cair, mas a sua atual é séria.

Se tivesse uma junta da cabeça queimada, veria o cárter a ficar leitoso, o nível do líquido de refrigeração a baixar, muitas bolhas no seu depósito de expansão, água a sair do escape ou vapor de água.

Parece o mesmo problema que eu tenho, mas recebi o código P243, que se traduz em demasiadas regenerações numa determinada distância, mas sem qualquer outra explicação do porquê. Não é tanto o DPF como a montante que os causa.
Fiz uma regeneração forçada ontem e foi bem-sucedida, ou devemos dizer concluída e diminuiu a contrapressão.

Andyroo aqui disse que tinha limpado o tubo para o outro sensor de pressão de escape e isso melhorou a economia, reduzindo as regenerações, mas ele não tinha um código. Esse é o sensor de pressão de escape média, em oposição ao par diferencial que está sob o escudo térmico na parte traseira do motor, não na parede corta-fogo.
Parece que os fabricantes resolveram todos os problemas mecânicos e trocaram-nos por problemas de sensores.
Por falar nisso, tem o pid para o sensor de pressão de escape? Só consigo encontrar sensores de pressão dpf diff p e turbo a/b no torquepro.
 
#21 ·
Elrathius,
O outro sensor de pressão de escape, um único, é: EXHP_DIF_AVE, que fica a cerca de 50-75 mm à direita do DP_DPF com os tubos duplos e a caixa preta da Bosch.
Eu estava na Mazda hoje falando com o gerente de serviço que eu conheci e ele percebe que eu posso fazer um pouco de trabalho sozinho e entender o carro até certo ponto, então nós falamos a mesma língua. Então, eu vou tirar os dois sensores de pressão de escape e provar que eles estão limpos, ligando o motor e sentindo as extremidades dos tubos. Muitas vezes, os métodos antigos funcionam.
Eu acho que o Forscan Light é bem barato, me custou £GB 4 em 2017.
 
#22 ·
Elrathius,
O outro sensor de pressão de escape, um único, é: EXHP_DIF_AVE, que fica a cerca de 50-75 mm à direita do DP_DPF com os tubos duplos e a caixa preta da Bosch.
Eu estava na Mazda hoje falando com o gerente de serviço que conheci e ele percebe que eu posso fazer um pouco de trabalho sozinho e entender o carro até certo ponto, então falamos a mesma língua. Então, vou tirar os dois sensores de pressão de escape e provar que eles estão limpos, ligando o motor e sentindo as extremidades dos tubos. Muitas vezes, os métodos antigos funcionam.
Eu acho que o Forscan Light é bem barato, me custou £GB 4 em 2017.
Está em formato hexadecimal,

Procurando por isso em particular:


  • Temperatura dos gases de escape B1S1
  • Temperatura dos gases de escape B1S2
  • Temperatura dos gases de escape B1S3
  • Diferencial de pressão de escape
  • Sensor de pressão de escape Banco 1
e

  • Diluição do óleo do motor
Este último eu vi em algum lugar, mas não consigo encontrar de novo.

Eu sei onde eles estão fisicamente, e não acho que sejam o problema. Excesso de fuligem de combustões incompletas ou entrada de óleo na câmara de combustão são os únicos culpados que consigo pensar.

O que o MAF deve ler em marcha lenta? Chute. Eu vi algo como 9 gramas por segundo e metro cúbico~
 
#23 ·
Desculpe Elrathius, não posso ajudar com os nomes Hexadecimais, nem consigo encontrar nada sobre o MAF em marcha lenta, mas muito em 2 e 3k rpm. Se você estivesse com problemas no MAF, o motor estaria um pouco lento para acelerar em baixa rotação, digamos 2000, uma vez passado um certo ponto, está ok, mas é trabalhoso. Você certamente saberá se o Maf está com defeito. O revendedor afirma que pode ser acúmulo de carbono, mas até agora não encontrou muito, removerá o egr e o resfriador amanhã e verá se consigo ver alguma coisa. Detergente e água quente limpam o carbono com bastante facilidade. Usei em motores a diesel maiores do que este com carbono incrustado e tudo saiu limpo sem produtos químicos desagradáveis e caros.
 
#24 ·
Cheguei até agora removendo pedaços na entrada de ar, então fiquei preso porque precisava de um soquete longo de 12 mm, pois um pino era muito longo e impedia o soquete, então coloquei tudo de volta, muito longe para ir comprar um soquete, mas comprarei um na terça-feira quando for às compras e talvez tente novamente.
Embora o problema geralmente não seja o sistema EGR, mas o coletor de admissão.

Quando comecei na terça-feira à noite, eu tinha o triângulo DPF e o código.
Quando coloquei tudo de volta, recebi outros códigos porque não cliquei no MAF por algum motivo, mas o código DPF não apareceu. Limpei os outros códigos, fiz um test drive de 11 milhas que foi misto, nada apareceu, mas tive uma regeneração nesse tempo ou pelo menos uma tentativa. No entanto, eu tinha realizado uma regeneração forçada na segunda-feira e só tinha feito alguns quilômetros desde então. Então, sinto que ainda não saí da floresta.
Você não está sozinho.

O que eu fiz quando testei os tubos do sensor de pressão foi depois adicionar um pouco de detergente nos tubos, o que, se houvesse algum carbono, derreteria, então isso pode ter limpado meu código, pois não o limpei pelo Forscan.
 
#26 ·
Elrathius,

MAP em marcha lenta, parece cerca de 1 bar, o que corresponderia à pressão atmosférica, não haverá pressão do turbo e o MAP lê a pressão absoluta, ou seja, pressão atmosférica mais pressão para os cálculos termodinâmicos.

Vejo que você tem as arruelas de cobre antigas, em vez das arruelas de cobre estanhadas (com aparência prateada), mas o corpo delas está limpo, o que significa que não há vazamento para a caixa do balancim, a menos que você as tenha limpo.
Você vai ter um pouco de carbono nos bicos, mas isso é bom. O problema são os orifícios nos bicos, eles estão erodidos? Para ver isso, você precisa tirar uma foto dos orifícios dos bicos com uma câmera profissional com uma lente macro, o mais próximo possível do comprimento focal da lente, uma câmera de telefone não serve.
Você precisa de um arquivo grande que possa ser ampliado sem pixelizar, então uma DSLR serviria. Isso foi fotografado com uma lente 18-55, que é uma lente padrão, não uma macro. Para comparação, você realmente precisa de um novo bico injetor na foto para comparação do tamanho dos orifícios.

Os bicos são conhecidos por desgastar, portanto, a combustão incompleta, pois as partículas de spray são muito grandes.

Eu removi o EGR -cooler, o tubo de desvio, a válvula e a válvula de desvio esta semana e limpei-os com água e detergente.
 
#27 ·
Elrathius,

MAP em marcha lenta, parece cerca de 1 bar, o que seria a pressão atmosférica, não haverá pressão do turbo e o mapa lê a pressão absoluta, ou seja, pressão atmosférica mais pressão para os cálculos termodinâmicos.

Vejo que você tem as arruelas de cobre antigas, em vez das arruelas de cobre estanhadas (com aparência prateada), mas o corpo delas está limpo, o que significa que não haverá vazamento para a caixa do balancim, a menos que você as tenha limpo.
Você vai ter um pouco de carbono nos bicos, mas isso é bom. O problema são os furos nos bicos, eles estão erodidos? Para ver isso, você precisa tirar uma foto dos furos dos bicos com uma câmera profissional com uma lente macro, o mais próximo possível da distância focal da lente, uma câmera de telefone não é boa.
Você precisa de um arquivo grande que possa ser ampliado sem pixelizar, então uma DSLR faria isso. Isso foi filmado com uma lente 18-55, que é uma lente padrão, não uma macro. Para comparação, você realmente precisa de um novo bico injetor na foto para comparação de tamanho de furo.

Os bicos são conhecidos por desgastar, portanto, a combustão incompleta, pois as partículas de spray são muito grandes.

Eu removi o EGR -cooler, o tubo de desvio, a válvula e a válvula de desvio esta semana e os limpei com água e detergente.

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Oh, houve muito blowby e vazamento de óleo na combustão. Principalmente no cilindro 3, mas evidente em todos os 4.
 
#28 ·
Você precisa do kit de limpeza do injetor, tenho certeza de que um local de peças decente terá em estoque. Mantenha os bolsos do injetor recheados com um pano, a menos que esteja trabalhando em um, apenas no caso de algo cair, então é uma cabeça fora e você não quer ir por esse caminho.
Não tenho certeza se o meu está consertado, não encontrei nada que realmente tenha saltado. Levei para um passeio ontem em estradas montanhosas e sinuosas, subindo e descendo a caixa de câmbio. Abastecerei na terça-feira e faremos uma corrida de 180 minutos nas autoestradas, para ver se o consumo de combustível e outros números melhoram.

Espero que você tenha marcado de qual cilindro cada injetor saiu, caso contrário, eles precisarão ser emparelhados e não tenho certeza de como eles fazem isso. Tenha muito cuidado com os bicos dos injetores, é normal protegê-los com tampas de plástico.
Ao reinstalar os injetores, certifique-se de que a ponte tenha o furo grande no lado direito. Há um vídeo de Mrniceguy no Utube, onde ele menciona isso. Ele faz todos os tipos de reparos da Mazda, principalmente M6, 2.2d, os motores a gasolina não dão nenhum problema.

Eles são terrivelmente caros se racharem, algo como £ 150GB, então bem na Finlândia.
Boa sorte no seu projeto. Eu daria a ele um aprendizado de Injetor de Combustível quando você terminar.
Fiz uma regeneração forçada, seguida de um reaprendizado do injetor.

A coisa estranha sobre este motor é que ele pode estar fazendo todo tipo de coisas desagradáveis ​​e ainda assim funcionar bem. Se fosse gasolina, estaria tossindo e engasgando.
Mesmo quando os bicos dos meus injetores estavam prontos para cair, ele fazia 90 mph (apenas uma rajada rápida, mas a economia de combustível era lixo, uma boa coisa para ficar de olho e registrar cada vez que você abastece e inserir detalhes em uma tabela e, em seguida, em um gráfico. Uma imagem vale mais que mil palavras e números.
 
#29 ·
Você precisa do kit de limpeza do injetor, tenho certeza de que um local de peças decente os terá em estoque. Mantenha os bolsos do injetor recheados com um pano, a menos que esteja trabalhando em um, apenas no caso de algo cair, então é uma cabeça fora e você não quer ir por esse caminho.
Não tenho certeza se o meu está consertado, não encontrei nada que realmente tenha saltado. Levei para dar uma volta ontem em estradas montanhosas e sinuosas, subindo e descendo a caixa de câmbio. Vou encher na terça-feira e vamos fazer uma corrida de 180 minutos em autoestradas, para ver se o consumo de combustível e outros números melhoram.

Espero que você tenha marcado de qual cilindro cada injetor saiu, caso contrário, eles precisarão ser emparelhados e não tenho certeza de como eles fazem isso. Tenha muito cuidado com os bicos dos injetores, é normal protegê-los com tampas de plástico.
Ao reinstalar os injetores, certifique-se de que a ponte tenha o orifício grande no lado direito. Há um vídeo de Mrniceguy no Utube, onde ele menciona isso. Ele também faz reparos da Mazda, principalmente M6, 2.2d, os motores a gasolina não dão nenhum problema.

Eles são terrivelmente caros se racharem, algo como £ 150GB, então bem no alto na Finlândia.
Boa sorte no seu projeto. Eu daria a ele um aprendizado de injetor de combustível quando você terminar.
Fiz uma regeneração forçada, seguida de um reaprendizado do injetor.

A coisa estranha sobre este motor é que ele pode estar fazendo todo tipo de coisas desagradáveis ​​e ainda assim funcionar bem. Se fosse gasolina, estaria tossindo e engasgando.
Mesmo quando os bicos dos meus injetores estavam prontos para cair, ele faria 90 mph (apenas uma rajada rápida, mas a economia de combustível era lixo, uma boa coisa para ficar de olho e registrar toda vez que você enche e inserir detalhes em uma tabela e, em seguida, em um gráfico. Uma imagem vale mais que mil palavras e números.
"Precisa" é uma palavra forte. Usei um kit de limpeza de espingarda 12ga e ficou ótimo. Contanto que você não precise alargar os assentos, não tenho medo de mais resíduos de óleo/fuligem escorrendo para a cavidade do pistão.

Consegui tudo limpo o suficiente com um pouco de pano e limpeza mecânica.

O único problema que estou tendo agora é sangrar o ar do sistema de injetores. Essas merdas piezoelétricas são um inferno na terra, pois precisam de alimentação E contrapressão para funcionar.

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#30 ·

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#31 ·
Tudo bem, alguns dias se passaram e meio tanque de diesel foi queimado. Três regenerações se passaram, com quilometragem crescente entre elas, mas o dpf ainda enche rápido.

Isso é lógico, no entanto. O óleo do motor que causou a fuligem, juntamente com os bicos injetores provavelmente danificados por cavitação, teve que ir para algum lugar. O que não foi depositado na admissão, foi queimado e depositado como óxidos de cinzas e flocos de metal no dpf.

Então, o que resta, agora que a taxa de deposição foi corrigida, é desmontar o dpf e limpá-lo fisicamente usando ar comprimido.

Ergo, é altamente provável que o dpf esteja entupido por cinzas inorgânicas, o que significa que ele simplesmente diminuiu a capacidade de absorver fuligem antes que a pressão diferencial do dpf diga que está cheio.

Simplesmente não é UMA coisa para consertar, ou seja, os selos do injetor vazando óleo para as câmaras de combustão com baixa pressão do cilindro E alta pressão do óleo (por exemplo, em ponto morto na rodovia).

Chato, mas lógico. Deixando esta informação aqui para que outros possam encontrar.